Atletas do Korpo Activo/Penacova conquistam títulos nacionais XCE em elites

0
44

Na primeira corrida de BTT de âmbito nacional que marca o regresso do campeonato após o período de confinamento, o atleta Luís Tomé, do Korpo Activo/Penacova, conquistou o 1º lugar em master 50 do Campeonato Nacional de XCE (Cross Country Eliminator – Eliminação BTT) na categoria de elite.

Da mesma equipa penacovense, Tiago Santos fez o 3º melhor tempo no contra relógio/qualificações e passou às meias-finais da categoria elite.

Já o seu companheiro Valter Rosa, conseguiu o 6º melhor tempo do contra relógio/qualificações nos Masters 40, conseguindo passar às meias-finais do Campeonato Nacional.

A atleta Marisa João alcançou o 7º melhor tempo na Masters Femininas, passando às meias-finais do Campeonato Nacional em XCE.

Está assim de parabéns a equipa concelhia da modalidade, pela entrega que levou à conquista de tão desejados resultados.

O que é o XCE?

Disciplina ainda com pouca tradição em Portugal. É uma competição em bicicleta todo-o-terreno (BTT) dividida entre a fase de qualificação e as eliminatórias.

Ao contrário da eliminação em pista, a eliminação em BTT não se trata de uma corrida em pelotão. Começa com um contrarrelógio individual de uma volta à pista. Os detentores dos melhores tempos em cada uma das categorias etárias e em cada um dos géneros passam à fase seguinte. Em função das caraterísticas da cada prova, do número de inscritos e de outros fatores – as limitações covid, por exemplo – pode decidir-se o número de corredores apurados.

No Campeonato Nacional de XCE passam os oitos corredores com melhor tempo em cada faixa etária e em cada género. Esses oito corredores são alinhados em duas séries de quatro ciclistas. É aqui que começa a eliminação. Em cada série são eliminados os dois últimos e apuram-se para a final os dois melhores. O resultado da final determina o ordenamento dos quatro primeiros classificados.