Conheça os calendários das provas da Associação de Futebol de Coimbra

0
103

Divisão de Honra da AFC a 4 de outubro

As 18 formações que vão competir na Divisão de Honra de futebol da Associação de Futebol de Coimbra (AFC) já conhecem o calendário da nova temporada.

Num sorteio que foi transmitido no Facebook da AFC, ficaram definidas as 34 jornadas que compõem o principal escalão do futebol sénior masculino do distrito de Coimbra. Depois de uma época interrompida de forma precoce devido à covid-19, a temporada 2020/2021 da Divisão de Honra começa a ser disputada às 15H00 de 4 de outubro e tem a última ronda (34ª) agendada para as 17H00 de 13 de junho de 2021.

Na ronda inaugural, o promovido Mocidade recebe o Ançã, enquanto Tourizense mede forças em casa com o estreante Ac. Gândaras. Marialvas e União 1919 jogam no reduto da turma de Cantanhede e a Académica/SF recebe o Penelense. Na Figueira da Foz, a Naval 1893 começa com uma receção ao Eirense, o Tocha joga também em casa frente ao Nogueirense e o recém-promovido Lousanense defronta na Lousã o Pampilhosense. O Lagares da Beira inicia com uma receção ao Vinha da Rainha e o Vigor joga no seu reduto diante do União FC.

1.ª Divisão com duas séries e 22 equipas

A edição 2020/2021 da 1.ª Divisão AFC vai ser disputada em duas séries, constituídas por 11 equipas.

No total participam 22 equipas na segunda competição do futebol sénior do distrito de Coimbra, com destaque para a presença de quatro equipas de sub-23 (Condeixa, Góis, Naval 1893 e União 1919), bem como os regressos do Ala Arriba, Touring 1970 e e Juv. Arzila à competição distrital, depois de alguns anos a competir na Liga Inatel.

Nota para o facto do Condeixa sub-23 ter ocupado a vaga do Almalaguês, enquanto o União 1919 sub-23 ocupou o lugar do Tábua. Registo, ainda, para a presença do Sourense após um interregno de uma temporada a nível de futebol sénior distrital.

A primeira fase da competição arranca a 11 de outubro (15H00), após a 1.ª eliminatória da Taça AFC, com a última jornada da 1.ª fase a estar marcada para 28 de março (15H00).

2ª fase

Para o apuramento de campeão conseguem o apuramento os três primeiros classificados de cada uma das séries. Nesta fase vão ser conhecidas as formações que conseguem a promoção à Divisão de Honra AFC.

Dez jornadas compõem o apuramento de campeão, que começa a 11 de abril e termina a 10 de junho.

As formações classificadas entre o 4.º e o 11.º lugar, em cada série, vão jogar as respetivas Taças de Encerramento.

A Taça de Encerramento começa no dia 11 de abril e termina a 23 de maio. Nesta competição há apenas sete jornadas.

Na época transata, que terminou em março devido à covid-19, conseguiram a promoção à Divisão de Honra o Lousanense (1.º classificado), o Mocidade (2.º classificado) e o Ac. Gândaras (3.º classificado), que foi promovido porque o Carapinheirense conseguiu a subida ao Campeonato de Portugal.

Emanuel Pereira – Diário As Beiras