Penacovenses pelo país e pelo mundo: José Dionísio Rodrigues

0
316

Dinamismo, determinação, perfeccionismo, inquietude, sonho, são palavras- chave que muito bem podem definir o todo de uma vida plena de sucesso pessoal e profissional do travanquense José Dionísio Rodrigues, presidente da Opus Múltipla, uma empresa brasileira pioneira no desenvolvimento do conceito de comunicação integrada que foi a primeira empresa a receber a Certificação de Qualidade ISO 9001 e várias vezes considerada Agência do Ano do Paraná.

Penacova Actual [PA] – Quem é, por onde tem andado, o que tem feito?

José Dionísio Rodrigues [JDR] – Tenho 73 anos, sessenta e dois no Brasil e um nos Estados Unidos, onde concluí  o último ano – Senior Year – da High School. Vim para o Brasil em 1957, aos 10 anos de idade. Nasci no dia de São José, 19 de março (dia do Pai, aí na querida terrinha), em Travanca do Mondego.

PA – O que leva de Penacova para a sua vida e trabalho noutras paragens?

JDR – Fazer bem feito, sempre! Com muita determinação, garra, disciplina, economia máxima de todos recursos disponíveis (sempre em busca de maior produtividade), respeito e seriedade.

Portugal (Travanca, S. Pedro de Alva, Penacova, Santa Comba Dão, Coimbra) implantou em minha alma o sentimento de luta permanente pela sobrevivência, dentro de padrões de ética e moral.

Lembranças super positivas dos 10 anos que aí vivi, estudando, ajudando a família no plantio e nas colheitas, pastoreando as ovelhas, buscando lenha para aquecer o forno e cozer o pão para a semana. E as vindimas, que momento mágico! E o primeiro gole do vinho novo!

PA – O que traz dos lugares por onde se move para Penacova?

JDR – Otimismo! Alegria!

Adoro me reunir com minha querida e amada família lá em Travanca, aí em Penacova e em Coimbra. Ainda tenho a felicidade de abraçar minha madrinha, Pureza dos Santos Gonçalves, irmã de meu saudoso pai, Alexandre Rodrigues. Abraçar muitos primos e primas! “Uma grande alegria!”, como diria meu pai, agricultor, que deixou essa linda terra portuguesa para vir para o Brasil trabalhar com o irmão António, no comércio de secos e molhados, em Floraí, Paraná.

Sempre acompanhado de minha esposa, Marília Helena Havro Rodrigues, gostamos de contar histórias aqui de Curitiba – capital Ecológica do Paraná e do Brasil – aqui  do Paraná (antes, grande produtor de café, hoje, grande celeiro do mundo, em soja e milho); histórias das Cataratas da Foz do Iguaçu (as maiores e mais lindas do mundo), na fronteira com Argentina e Paraguai; histórias da nossa família aqui no Brasil, este país continental, ainda em busca de melhor desempenho económico e social.

PA – Como se olha para Penacova a partir do seu trabalho e vivência quotidiana?

JDR – Penacova, nosso Concelho, sempre é a referência de um lugar lindo, à margem do Rio Mondego. Terra da Lampreia! Destaca-se no cenário nacional lusitano. Gente que faz acontecer! Gente do bem!

PA – O que se sugere para Penacova a partir do espaço onde habita/trabalha?

JDR – Penacova deve continuar a mostrar sua beleza, suas conquistas, sua gente e sua história. E a servir arroz de Lampreia, uma delícia! Para mim – e para minha família – é sempre a referência de trabalho bem feito.

Gostaria de me manter informado, recebendo notícias da nossa querida terrinha!

Saiba mais sobre o nosso conterrâneo

Nasceu em Travanca do Mondego, no ano de 1947, onde fez a instrução primária. Aos 10 anos foi juntar-se ao pai, Brasil, acompanhado da mãe e dos irmãos. Aí continuou os estudos, passando também pelos Estados Unidos.

Em Curitiba (capital do Paraná), foi jornalista / repórter de jornais e televisão e em fundou, em  1972, uma agência de publicidade, num momento em que “todo o mundo” achava isso uma loucura. Hoje, preside ao Grupo OM, que ombreia com as melhores empresas de comunicação do Brasil.

A Opus Múltipla, pioneira no desenvolvimento do conceito de comunicação integrada. assinalou os 40 anos em 2012. Foi a primeira empresa a receber a Certificação de Qualidade ISO 9001. A OM foi considerada, por várias vezes, Agência do Ano do Paraná, tendo as suas campanhas publicitárias catapultado Curitiba para o plano nacional dos média brasileiros.

Por sua vez, José Dionísio Rodrigues conquistou, em inúmeras edições, o título de Publicitário do Ano e mesmo até, de Publicitário da Década. Foi palestrante / conferencista em incontáveis eventos universitários e empresariais e integrou o volume 4 do álbum “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses” publicado em 2012. Outra publicação de grande fôlego editorial, foi o livro dos 40 anos da OM, editado no mesmo ano.

Nas suas frequentes viagens “à Europa”, nunca deixa de visitar Portugal – e muito especialmente a sua “terrinha” natal – e conhecer melhor o nosso concelho e região com quem mantém uma relação muito afectiva e genuína.