O Teatro Chama estreia esta semana e já tem duas datas agendadas para Penacova

0
102

Na prevenção de incêndios entramos todos em cena é o mote para a estreia de 11 Teatros ao Ar Livre, que terão lugar a partir de 25 de setembro em diversas localidades de Norte a Sul do país.Os Teatros ao Ar livre inserem-se no projeto “Não brinques com o fogo”, lançado este ano fruto da parceria entre a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) e o Ministério da Cultura, e tem como objetivo sensibilizar as populações e mobilizar as pessoas para a mudança de comportamentos relativos ao uso do fogo.

Está nas mãos de todos contribuirmos para um Portugal protegido de incêndios rurais graves. O projeto “Não Brinques com o fogo” insere-se também nas múltiplas iniciativas que a campanha PORTUGAL CHAMA. POR SI. POR TODOS tem vindo a desenvolver, recolhendo com unanimidade o apoio de cidadãos, municípios e entidades públicas e privadas.

Com o desígnio nacional de todos contribuirmos para um Portugal livre de incêndios rurais graves, PORTUGAL CHAMA é a Campanha Nacional com a chancela da República Portuguesa, que integra a participação de todas as áreas governativas e serviços tutelados envolvidos na prevenção e combate aos incêndios rurais e é muito mais do que uma campanha, é um apelo à ação, que lança um desafio a cada um dos portugueses para que se mobilizem e contribuam para um país mais protegido, com menos ignições e incêndios ano após ano.

Todos podemos fazer acontecer de forma diferente no terreno, em cada região, concelho, freguesia, aldeia.

Todos sabemos que o perigo está aí e cabe a todos nós agirmos limpando os terrenos, cuidando da terra e da floresta, realizando as queimas de forma correta, cadastrando os terrenos, protegendo as aldeias e alertando para comportamentos de risco. Queremos chegar a todos os cidadãos e acreditamos numa forte campanha a nível regional.

Para o desenvolvimento do projeto “Não Brinques com o Fogo” a nível regional foram assinados quatro protocolos de colaboração entre a AGIF e as Direções Regionais de Cultura (DRC) do Norte, Centro, Algarve e Alentejo, que preveem que as DRC se tornem operadoras do projeto durante um ano.

O investimento da AGIF de 185 mil euros, a ser operado pelas quatro DRC, destina-se à produção de espetáculos multidisciplinares ao ar livre e ações de capacitação das populações.

As iniciativas culturais serão apresentadas nos concelhos considerados prioritários – Vila Nova de Poiares, Coimbra, Penacova, Ourém, Paredes, Gondomar, Gavião e São Brás de Alportel, escolhidos segundo a sua classificação com grau de risco elevado.

 

“Sob a Terra” – Espetáculo ao Vivo, 21h30

Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria

25.SET – Espite, Ourém

26.SET – Rio de Couros, Ourém

27.SET – Urqueira, Ourém

03.OUT – Lorvão, Penacova

04.OUT – São Mamede, Penacova

10.OUT – Aldeia do Carvalho, Vila Nova de Poiares

17.OUT – Botão, Coimbra

18.OUT – Larçã, Coimbra