INCM apresenta moeda comemorativa dos 730 anos da Universidade de Coimbra

0
59

A Imprensa Nacional – Casa da Moeda S. A. (INCM) apresenta amanhã ao público, na Reitoria da Universidade de Coimbra, a moeda corrente comemorativa dos 730 anos da Instituição.

Moeda comemorativa dos 730 anos da Universidade de Coimbra, desenhada pelo escultor José João de Brito

Com o valor facial de 2€, a moeda encontra-se já em circulação em todo o País. A peça foi desenhada pelo escultor José João de Brito, natural desta cidade e reconhecido em 1976 com o prémio de Escultura Teixeira Lopes. Na moeda, a instituição é representada pela reconhecida Torre e por diversos triângulos que simbolizam os telhados da Universidade.

Esta moeda de cuproníquel 25,75mm conta com uma emissão de 350 mil exemplares. Já a versão em BNC (Brilhante Não Circulada), com cerca de cinco mil exemplares, pode ser adquirida por 9,84€.

Responsável pela formação e também pela inovação desde o século XIII, é possível afirmar que a Universidade de Coimbra partilha valores com a INCM. A preservação de uma tradição e legado histórico bem como o incentivo à evolução do conhecimento e da ciência ligam as duas entidades que hoje comemoram juntas um marco na história do País, registado em forma de moeda para o futuro.

A moeda comemorativa será apresentada amanhã, 14 de outubro, pelas 15h, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra. O evento contará com a intervenção do autor da moeda, do Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Gonçalo Caseiro, e do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

O plano numismático deste ano pode ser consultado no site da INCM.