Casa das Artes Martins da Costa mais perto de se tornar realidade

0
237

O município de Penacova vai transformar o edifício do antigo tribunal em Casa das Artes, num investimento de quase um milhão de euros, comparticipado em 85% por fundos comunitários, foi hoje anunciado.

Inativo desde 2014, ano em que o Tribunal Judicial da Comarca de Penacova passou a funcionar num novo espaço requalificado pela autarquia, o edifício data de janeiro de 1869, tendo sido construído para instalar a Câmara Municipal.

“A criação da Casa das Artes é uma das medidas previstas no Plano Estratégico de Revitalização do Núcleo Urbano de Penacova”, refere o vice-Presidente da autarquia, João Azadinho, responsável pelo pelouro da Cultura, citado num comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo o autarca, o edifício do antigo Tribunal tem, desde 2014, servido de apoio a inúmeras atividades que o município tem desenvolvido na área da cultura e “tem sido a Casa do Natal, com um espaço dedicado ao Penacova Presépio”.

No entanto, acrescenta, o objetivo da autarquia “sempre foi transformar este espaço simbólico, localizado num sítio emblemático (junto à Pérgula Raul Lino), num verdadeiro espaço de Cultura”.

O presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira, realça que a Casa das Artes “será um espaço multifuncional, destinado a exposições, conferências, receções, que aproveitará a paisagem envolvente e a sua centralidade para se assumir como um espaço de cultura e lazer”.

“Temos trabalhado, ao longo dos anos, na regeneração urbana de Penacova. A requalificação do edifício do antigo tribunal e a sua abertura como Casa das Artes é mais um passo, muito importante, para a concretização desta meta, antecedendo a nossa intenção de propor que a mesma possa vir a denominar-se Casa das Artes Martins da Costa, uma justa homenagem deste concelho ao artista, ao professor e ao homem”, sublinha.

A empreitada, com prazo de execução previsto de 300 dias, foi adjudicada pelo valor de 783.674,84 euros – mais IVA (imposto sobre o valor acrescentado) –, comparticipado em 85%, pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional, no âmbito da candidatura apresentada pelo município de Penacova ao Programa Operacional do Centro 2020.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui