Projecto MindSerena trouxe resultados muito positivos para alunos de Penacova

0
115

Sessões de mindfulness em contexto educativo levadas a cabo no Agrupamento de Escolas de Penacova, no âmbito de um projecto da Faculdade de Psicologia, tem continuidade este ano de forma mais autónoma

Saber gerir as emoções, controlar os impulsos, desenvolver nos alunos valores como a gentileza, a paciência e o respeito é algo que se aprende nas salas de aula do Agrupamento de Escolas de Penacova.

Rosette Marques – Diário de Coimbra

Uma prática que começou a ser implementada no ano lectivo de 2017/2018, no âmbito do projecto MindSerena, desenvolvido pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra, mas promovido pela Câmara Municipal de Penacova, em parceria com a CIMRC e em cooperação com a direcção do Agrupamento de Escolas que, desde sempre, promoveu «uma filosofia de trabalho que privilegia o bem-estar», como referiu Ana Clara Almeida, directora do Agrupamento, por ocasião do Seminário “Uma escola Serena para uma vida Plena”, em que se apresentaram os primeiros resultados do projecto.

Resultados «muito positivos», nas palavras de Albertina Oliveira, docente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) e coordenadora do projecto. A título de exemplo, a docente lembrou que «se registou uma melhoria muito significativa no bem-estar geral e nos resultados escolares», de acordo com os dados reunidos pela equipa do MindSerena. Resultados que «vão sendo consolidados e que passam a integrar uma evidência científica», decorrentes do processo de investigação inerente ao projecto.

Projecto ajudou em tempo de confinamento

Albertina Oliveira salientou ainda outra mais valia do projecto que se revelou «extremamente importante em tempo de confinamento». A docente referia-se à criação de um site e recursos digitais acessíveis a todos os alunos, pais e professores, com sugestões de actividades (inseridas nas práticas do mindfullness) e que podem ser postas em prática em casa com os irmãos, pais e até colegas. O sucesso do projecto teve ainda outra repercussão positiva que foi a contratação de Ricardo Nunes, à altura estagiário do mestrado em Ciências de Educação e que, «desde a primeira hora esteve envolvido na implementação do projecto». Ricardo Nunes explicou ao jornal que está a dar continuidade ao projecto no Agrupamento de Escolas de Penacova, tendo sido contratado pela Associação de Pais, mas trabalha em articulação com a direcção do Agrupamento e com os directores de turma, de modo a calendarizar as sessões de mindfulness neste ano lectivo.

Para Ricardo Nunes este «é um projecto muito interessante» que se estende da sala de aula para casa, por via dos recursos digitais e, por esta circunstância, proporciona aos alunos «uma mudança positiva na forma como encaram ou lidam, com situações de stress ou ansiedade».

Parceria para promover o bem-estar

A Câmara Municipal de Penacova, em parceria com a CIM-RC, implementou o projecto de Aprendizagem Socio-Emocional – Mindfullness em Contexto Educativo, em colaboração com a Universidade de Coimbra e em cooperação com o Agrupamento de Escolas de Penacova e envolveu os alunos das seus turmas do 6.º ano e cinco do 8.º ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui