Futebol: Provas seniores da AFC devem finalmente começar

0
72

Após uma espera de oito meses, a bola deve voltar a rolar este fim de semana nos campeonatos seniores de futebol da Associação de Futebol de Coimbra (AFC).

A covid-19 forçou o término precoce da temporada 2019 / 2020 e obrigou a várias mudanças na época 2020/2021 do futebol sénior.

A AFC tinha previsto o início da temporada do futebol distrital sénior 2020/2021 para 4 de outubro, mas o arranque foi adiado para 1 de novembro, data que sofreu novo adiamento para 7 e 8 de novembro. A expetativa da AFC e dos clubes é que o futebol sénior masculino possa começar já este sábado, com o Troféu Distrital de sub-21 (quatro séries, duas com seis equipas e duas com cinco).

No domingo será a vez das 18 formações da Divisão de Honra e das 22 equipas da 1.ª Divisão (11 na série A e 11 na série B) irem a jogo, pelo menos assim espera a AFC.

“A expetativa é muito grande e os clubes estão desesperados por não terem competição. A maioria tem pedido à AFC o início das prova”, contou o presidente da AFC, Horácio Antunes.

Apesar da grande maioria das equipas pedir o início das provas, há alguns conjuntos que têm uma opinião diferente. “Há três ou quatro clubes que não estão em condições adequadas para a retoma e que não estão recetivos ao início da competição”, disse Horácio Antunes.

Este fim de semana devem ser disputados os encontros relativos à 2.ª jornada das três competições.

Circulação autorizada

Os municípios da Figueira da Foz e de Penacova estão entre os 121 concelhos, a nível nacional, considerados de risco e têm, neste momento, medidas de segurança mais apertada.

Apesar da situação, Horácio Antunes deixou uma garantia: “Em princípio não há implicações nos jogos. Os clubes desses concelhos não estão impedidos de treinar e competir e estão autorizados a deslocar-se para os jogos”.

Há ainda outra situação relacionada com um caso positivo detetado num massagista do Sepins (ver texto de apoio), conjunto que tem a receção ao AlaArriba adiada. “O clube solicitou o adiamento, seguindo as indicações da autoridade de saúde, que encerrou as suas instalações durante 15 dias”, disse o presidente da AFC.

Horácio Antunes espera que sábado e domingo marquem o pontapé de saída no futebol distrital. “A nossa ideia, até pela grande ansiedade dos clubes, é que o pontapé de saída seja dado este fim de semana”, destacou o dirigente. As emoções do futebol sénior da AFC começam, se nada se alterar, às 15H00 de sábado, com os jogos das quatro séries do novo Troféu Distrital de sub-21.

Emanuel Pereira – Diário As Beiras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui