Inês, a mascote da região de Coimbra que incentiva os jovens à leitura

0
61

45ês, a inventora de profissões” foi o livro apresentado hoje pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, numa sessão pública online que contou com a presença dos autores, escritor Pedro Seromenho, e da ilustradora, Zita Pinto. Esta obra foi escolhida para os alunos do 1.º ciclo no âmbito da fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, que decorrerá no dia 16 de abril de 2021, e que conta com a organização da Biblioteca Municipal da Mealhada.

“Inês, a inventora de profissões” foi o livro apresentado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra

«Uma das prioridades estratégicas em termos de políticas educativas ao nível do 1.º ciclo de escolaridade é a promoção das competências de leitura, de forma a potenciar o sucesso escolar. É nesse sentido que a CIM Região de Coimbra, através da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra, e a Rede de Bibliotecas de Escolares dão agora este passo, desenvolvendo elos de informação e de transformação, que visam a promoção da literacia no território da Região de Coimbra», afirmou Carlos Monteiro, vice-presidente da CIM Região de Coimbra.

Este livro nasceu da vontade e desejos dos promotores de excelência da leitura no território, as bibliotecas públicas, desenvolverem o potencial das crianças da Região de Coimbra, dando a oportunidade de explorarem as suas vocações, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e preparando-os para os desafios de uma sociedade em constante mudança.

Segundo Manuela Pragana Silva, coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, «desde a génese das bibliotecas escolares que existe a preocupação de fortalecer modos de contacto e a rede e, com a parceria das Comunidades intermunicipais, isto ganha uma outra dimensão que é crucial para as bibliotecas escolares. Temos elos de ligação muito importantes, nomeadamente na área parental e inovação».

Por sua vez, as coordenadoras da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra, Paula Silva e Paula Gonçalves, destacaram a importância desta obra infantojuvenil para a promoção de leitura, sobretudo entre os mais jovens, realçando que «todos juntos estamos a atuar na promoção da literacia».

A Inês é a jovem mascote do projeto de educação promovido pela CIM Região de Coimbra – o “Realiza.te – e que desafia, desde 2016, os pequenos empreendedores do 1.º ciclo da nossa Região a criar histórias e jogos didáticos e lhes dá a conhecer o nosso território na companhia de amigos que a visitam, ganha assim nova roupagem e novos desafios, procurando-se adaptar ao perfil dos alunos do século XXI.

«Estamos numa altura em que precisamos de reinventar o mundo e este livro tem uma componente motivacional que pode incentivar as crianças a verem o mundo e os seus sonhos de outra forma», salientou Pedro Seromenho, destacando que este livro criativo é, sobretudo, para ser trabalhado com as crianças através da sua imaginação. «Nós, quando sonhamos e amamos o que fazemos, podemos fazer o que quisermos. Para isso temos de nos empenhar e divertir e, quando assim é, tudo acontece de forma mágica», concluiu.

Esta ação foi realizada no âmbito do projeto “Realiza.te”, cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e o Fundo Social Europeu, que visa promover o sucesso escolar, a equidade social, o emprego e a igualdade de oportunidades nos seus jovens.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui