Município de Penacova assinala Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual

0
93

O Município de Penacova em parceria com a CPCJ de Penacova e a Rede de Bibliotecas Escolares de Penacova, promove ao longo deste mês, a campanha “Prevenir comportamentos de risco das crianças: imagens e/ou vídeos sexualmente explícitos de crianças produzidos por crianças”, realçando o papel das famílias e da comunidade na prevenção e deteção precoce de indicadores de risco deste tipo de vitimização de cariz sexual, com especial alerta para os riscos na utilização de recursos digitais.

O Presidente da autarquia, Humberto Oliveira, reforça a importância desta iniciativa e da campanha realizada “Este ano, estamos a viver experiências muito diferentes das habituais, passamos mais tempo em casa, mais tempo isolados e se nós adultos nos refugiamos, muitas vezes, nas redes sociais, o mesmo acontece com as crianças e jovens e por isso como pais temos que estar mais atentos, mais alerta. Obviamente que não conseguimos acompanhar tudo o que fazem, mas devemos estar atentos, eles dão-nos sinais!”.

Novembro foi o mês escolhido pelo Conselho da Europa para assinalar em todo o espaço da União Europeia, o Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual, que resulta da campanha “One in Five” resultado de um estudo que revelou que, no espaço europeu, uma em cada cinco crianças é vítima de alguma forma de violência ou exploração sexual.

Em Penacova, a campanha leva até aos estabelecimentos de ensino a história “Kiko e a Mão”, em versão digital e na sua versão em livro. “Kiko e a Mão” é uma história original que explica às crianças a regra “Aqui ninguém toca”, e a diferença entre o contacto físico bom e o contacto físico mau, bem como os comportamentos e riscos associados, muitas vezes subestimados por crianças e jovens.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui