Cantos e recantos do concelho de Penacova: Poço Grande do Rio Resmungão – Mata do Maxial 

0
534

Uma rubrica que permite dar a conhecer alguns dos locais do concelho de Penacova, muitos deles ainda desconhecidos por muitos penacovenses.

Poço Grande, também conhecido por Poço Azul e por Rossaio encontra-se no leito do Rio Resmungão. Este rio nasce do afluente de três ribeiras, Ribeira das Pedras, nasce em Agrêlo, Ribeira do Pioito, nasce em Telhado e Ribeira do Golpilhal com nascente na Granja de Figueira de Lorvão e desagua em Souselas na Ribeira de Botão.

É um dos lagos naturais que podemos encontrar nos arredores da Mata do Maxial, os acessos podem fazer-se numa simples caminhada ou em viaturas adequadas para caminhos de terra!

Curiosidade sobre o nome do Rio Resmungão:

«Diz a lenda que quando algum monge do mosteiro de Lorvão tinha comportamento indevido, era colocado de castigo, para cumprir a sua penitência, em terras de Souselas, onde hoje se situa a Quinta do Resmungão (ou Remungão). Quando o povo lá passava dizia: “lá está o frade resmungão.» De acordo com dados da paróquia datados de 1721 essa quinta era administrada pela comunidade do mosteiro de Lorvão. Desta forma, com o passar dos anos o rio passou a designar-se Rio Resmungão. (José Carlos Santos Pinho, Freguesia de Souselas um povo com História, Junta de Freguesia de Souselas, 2013).

Ana Rita Ferreira é autora da página Por Aqui e Por Acoli, através da qual nos dá a conhecer a sua paixão pela fotografia. Convidada para colaborar com o Penacova Actual, aceitou o desafio com a rubrica “Cantos e recantos do concelho de Penacova”, a partir da qual se propõe a dar a conhecer as belezas do nosso concelho, que nem sempre surge nos “outdoors”. Inicia a rubrica com a visita ao Poço Grande do Rio Resmungão, na Mata do Maxial na freguesia de Figueira de Lorvão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui