Opinião: A Associação Empresarial de Penacova – um sonho que urge concretizar!

0
579

Tenho falado muito a respeito deste tema nas redes sociais e tenho recebido de várias pessoas palavras de incentivo e de grande apreço por este projeto que me vem motivando – apesar de, na verdade, me faltar tempo para (mais) esta carolice, se me permitirem o uso desta expressão. Apesar deste apoio que venho sentindo e que se expressa através das redes sociais e contactos pessoais, é com algum espanto – e, até, confesso, alguma deceção – que denoto uma motivação muito escassa da parte dos potenciais interessados neste projeto que seriam, justamente, os empresários de Penacova.

Quero acreditar que isso fica a dever-se aos tempos que vivemos, que nos ocupam o pensamento com a subsistência dos nossos negócios, mas também a alguma incapacidade minha para transmitir a minha visão desta ideia. É esse o objetivo deste texto: expor ao leitor o meu sonho para Penacova que urge concretizar.

O meu sonho é um projeto agregador de experiências de vida e de áreas de negócio – todas têm lugar. Dei-lhe o nome de Associação Empresarial de Penacova mas, na verdade, ela pode até estender-se a empresas de concelhos vizinhos, quando isso se justifique para os associados efetivos, os empresários de Penacova. Trata-se, naturalmente, de uma associação sem fins lucrativos, apartidária e independente, mas que, necessariamente, terá de contar com o apoio agregador da Câmara Municipal de Penacova.

Os objetivos desta associação reconduzem-se à representação dos empresários e à defesa dos seus interesses comuns; neste objetivo alargado cabem outros, mais concretos, que passam pela defesa dos empresários do nosso concelho, a criação de uma marca “made in Penacova” que possa servir a todos os setores de atividade, a organização dos operadores de forma a promover uma saudável relação qualidade/preço; trata-se, afinal, de promover sinergias entre associados (empresas e setores de atividade) e fomentar a originalidade, a genuinidade e a diferenciação dos nossos produtos e serviços e a trazer gentes à nossa Terra.

Um projeto desta natureza tem, naturalmente, de prestar aos seus associados alguns serviços: ocorre-me o apoio na gestão corrente dos negócios, em processos de candidatura a fundos comunitários, em matéria jurídica e financeira, comunicação e marketing, entre outros que o nosso associado entendesse pertinente. Todos estes serviços deveriam ser prestados pela Associação Empresarial a um preço simbólico para os associados efetivos da associação – sendo esta uma das principais vantagens de aderir a um projeto desta natureza.

De forma a promover a prestação deste serviço, a associação contaria sempre com um gabinete de apoio, aberto a todos, mas especialmente vocacionado para os associados, sem descurar aqueles que quiserem vir a instalar-se no nosso concelho. Este gabinete, em muito beneficiaria de um conjunto de profissionais, vocacionados para a gestão, marketing, apoio financeiro e apoio administrativo.

Nesta fase, o meu objetivo é conseguir transmitir a minha ideia a todos os Penacovenses. Mais tarde, o objetivo será que este tema seja debatido publicamente de forma a aferir se há ou não condições para a concretização desta ideia, se há ou não vontade dos empresários de Penacova em participar nesta iniciativa, se há ou não vontade e apoio político. Assim, pretendo em breve organizar uma conferência, aberta a todos, para ser debatido este tema e perceber, no que diz respeito à minha perspetiva, se há ou não condições para continuar com a minha luta, continuar com a minha carolice.

Uma última nota que pode surgir, até em virtude da época pré-eleitoral em que vivemos: esta associação é apartidária e é feita pelos associados, empresários de Penacova. Todos os contributos são, naturalmente, bem recebidos e importantes ao desenvolvimento desta ideia. No entanto, os órgãos associativos – que não são remunerados -, os beneficiários e os destinatários últimos desta ideia são os empresários de Penacova e é por eles que urge concretizar o sonho.

Pedro Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui