Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) submete a consulta pública a Estratégia Regional de Cultura para a região

0
62

A Estratégia Regional de Cultura do Centro 2030, documento que define prioridades e objetivos para a próxima década para a região, está em consulta pública até 31 de janeiro, anunciou hoje a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC).

Suzana Menezes é Diretora Regional de Cultura do Centro desde 2018

O documento estratégico para um horizonte de dez anos (2020-2030) “procura estabelecer uma visão para o território”, partindo de uma relação entre cultura, criatividade e resiliência dos territórios, tendo como referentes um conjunto de reflexões teóricas e conceptuais sobre o papel da Cultura e das Políticas Culturais no desenvolvimento dos territórios e o diagnóstico realizado pela Direção Regional de Cultura do Centro no contexto do estudo Cultura no Pós-Centro 2020, refere a DRCC, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A estratégia, disponível no ‘site’ da DRCC, propõe “potenciar os recursos endógenos”, ao mesmo tempo que procura dar resposta “aos constrangimentos estruturais que até ao momento não foram plenamente solucionados do ponto de vista cultural e que exigem agora uma intervenção adequada para aproximar a região às grandes apostas e metas nacionais e europeias”.

A estratégia, que a Lusa consultou, prevê, entre outras medidas, criar linhas de investimento para a requalificação do tecido museológico regional para que 80% dos museus da região Centro sejam instituições museológicas credenciadas ou linhas de investimento para a diversificação de museus.

A DRCC prevê também investir na requalificação dos arquivos municipais, apoiar a preservação do património azulejar da região ou o desenvolvimento de centros de investigação do património cultural, entre outras propostas.

O documento está disponível para auscultação pública até 31 de janeiro, sendo solicitado a todos os interessados que deixem os seus contributos no formulário disponibilizado pela DRCC.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui