Alunos do concelho de Penacova disputam Concurso Nacional de Leitura

0
214

A 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) está a decorrer, seguindo-se as Fases Intermunicipal e Nacional, até à grande final que ocorre no dia 5 de junho de 2021, em Oeiras.

Esta fase, que decorre até 22 de fevereiro de 2021, realiza-se em dois momentos: 1.º momento – provas escritas em diferentes escolas do agrupamento, de 18 a 22 de janeiro; 2.º momento – provas orais no auditório da biblioteca municipal de Penacova, no dia 12 de fevereiro, das 14h às 17h.

Serão selecionados os 3 alunos de cada nível de ensino a participarem na fase Intermunicipal, no dia 16 de abril na Mealhada.

As obras selecionadas pelo Agrupamento de Escolas de Penacova são “A noite dos inventados”, de Manuel Machado (1º CEB), “Ali Babá e os quarenta ladrões”, adaptado para língua portuguesa por António Pescada (2º CEB), “A coisa terrível que aconteceu a Barnaby Brocket”, de John Boyne (3º CEB) e “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago (Secundário).

O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1º, 2º e 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) em parceria com Rede de Bibliotecas Escolares (RBE); Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP); Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e com a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), responsável pela cobertura televisiva do evento, a iniciativa e o desenvolvimento do CNL, ao longo de quatro fases consecutivas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui