São várias as formações rochosas existentes nas terras de Penacova, os Penedos da Carvoeira são uma dessas formações compostas essencialmente por escarpas quartzíticas.

Alguns dos percursos do Centro de Trail de Penacova – Carlos Sá passam nestes imponentes penedos que oferecem a quem os visita uma maravilhosa vista sobre Penacova, o Mondego e os campos do Mondego.

Estes trilhos iniciam na Praia Fluvial do Reconquinho, rumam em direcção à aldeia da Carvoeira, onde têm de atravessar a mítica Estrada Nacional 2, passando depois sob o fantástico Arco da Eira.

Seguindo o percurso encontramos uma pequena ponte de cimento, passamos em caminhos estreitos e um pouco de estradão, apanhamos uma pequena ribeira e subimos até ao avião, um artefacto de madeira, onde dá para entrar uma pessoa e tirar fotografias estando defronte de Penacova. O avião foi colocado, por iniciativa da autarquia, em homenagem ao aviador António Feliciano de Sousa.

Junto ao avião estão umas placas de madeira que também convidam a tirar fotografias junto delas, com as descrições namorar, deslumbrar, admirar, amar e relaxar, tendo sempre por base o sloga00n “Penacova tem bom ar”.

Subimos mais pouco para depois encontrar uma descida acentuada entre um caminho de pedras, mas ainda temos um outro penedo para subir, este mais ingreme e difícil. Chegando ao topo encontramos uma janela virada para o Mirante Emydgio da Silva e Penacova. Chegados à janela onde “Penacova tem bom ar” temos mais uma excelente paisagem panorâmica sobre o concelho de Penacova.

Daí para frente, o caminho já será a descer até chegar novamente à Nacional 2.

Apesar deste pequeno trilho ter aproximadamente apenas 3 km, iniciando e terminando na Praia Fluvial do Reconquinho, tem uma elevação máxima de 164 m com ganho de elevação 320 m, sendo percurso maioritariamente em single track.

Os trilhos esperam por vocês, cuidem-se.

Ana Rita Ferreira, autora da página Por aqui, Por Ali e Por Acoli, assina a rubrica “Cantos e recantos do concelho de Penacova”, do Penacova Actual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui