Publicidade

Atingida a maioridade, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) vai dar o salto na promoção turística com um stand de grandes dimensões no Pavilhão 2 da FIL, em Lisboa.

António Alves – Diário As Beiras

“A região de Coimbra #querconhecerte na BTL 2022”. É com este lema que a Comunidade Intermunicipal (CIM) constituída por 19 municípios se apresenta pela primeira vez na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL 2022. Constituído por um balcão de atendimento, vários espaços de visitação, um auditório, um balcão por autarquia e espaço para a realização de show-cookings, o stand situado no Pavilhão 2 da FIL quer ser uma das atrações do certame. Apostando fortemente no multimédia, os mais de 600 metros quadrados de exposição serão divididos em dois segmentos: “os caminhos e sabores da Região de Coimbra”. “Os mais de 700 quilómetros de caminhos pedestres e cicláveis infraestruturados da nossa região que são um produto único a nível nacional e a nossa gastronomia, fruto da candidatura vencedora feito à Região Europeia da Gastronomia”, explicou, ontem à tarde, o secretário-executivo da CIM-RC, Jorge Brito.

A presença da comunidade no maior certame turístico nacional já esteve para acontecer em 2020, mas a pandemia obrigou a adiar essa presença para os próximos dias 16 a 20 de março. Neste período, a região estruturou melhor a sua oferta, de forma a poder apresentar nesta altura “um produto diferenciador”. “Queremos estar na linha da frente da esperada retoma do turismo”, afirmou o secretário-executivo.

Vista para o negócio

Um dos objetivos desta presença passa pela possibilidade que vai ser dada às empresas da região de aproveitarem a oportunidade para estabelecerem relações de negócio. Um trabalho que já vem sendo feito em “backoffice” mas que, nestes cinco dias, será potenciado através da realização de reuniões presenciais com muitos dos “hosted buyers” internacionais presentes no certame. “Queremos ajudar a alavancar financeiramente as empresas do nosso território”, referiu Jorge Brito.

Sobre o estado financeiro das empresas após a pandemia, o presidente da CIM-RC, Emílio Torrão, reconheceu que houve quem tivesse fechado portas, mas “também houve quem que se reinventasse”. O autarca de Montemor-o-Velho disse que já teve oportunidade “de mostrar a gratidão da região junto daqueles que souberam sobreviver num período tão difícil como foi aquele que vivemos nos dois últimos anos”, afirmou.

“Saída” da TCP

Sobre as razões que levaram à “saída” do stand da Turismo Centro de Portugal (TCP), o presidente da CIM-RC, Emílio Torrão, explicou que “ao atingir a maioridade, decidimos ter uma casa própria sem deixar de visitar a casa dos pais”. Ou seja, e como explicou, “precisamos de mais tempo e de mais espaço para promover a nossa região, porque ela é cada vez mais rica e potenciadora de momentos próprios que queremos ter”.

Para além da BTL, a promoção turística da CIMRC vai passar pela presença noutras feiras do setor, pois a comunidade pretende “ser um polo dinamizador da economia local” através da atração de todo o tipo de turista que queira conhecer as potencialidades da região e, desta forma, ficar mais do que uma noite no território.

Programa

Quarta-feira, 16
16H10 – Apresentação “Caminhos da Região de Coimbra – Grandes Rotas”
16H30 – Experimentação simulada dos Caminhos da Região de Coimbra em APP
16H50 – “Região de Coimbra Região Europeia de gastronomia 2021-2022 – A Million Food Stories” – apresentação dos documentários
 

Quinta-feira, 17
10H00 – Programa “Centro de Comunicação da Natureza” da Pampilhosa da Serra
11H00 – Itinerários Napoleónicos
12H00 – 7.ª edição do “Condeixa, O Vislumbre de Um Império”
14H45 – Coimbra | Do Passado se faz Futuro
15H45 – Mealhada – Luso-Bussaco
16H45 – Góis destino de Ecoturismo
17H45 – “Mosteiro de Santa Maria de Semide” em Miranda do Corvo

Sexta-feira, 18
10H30 – Rota dos Queijos DOP
11H00 – Percursos pedestres de interpretação da Natureza em Mira
12H00 – Destino Lousã: oferta turística e agenda de eventos
14H45 – Rota das Dolinas e Rota do Arroz de Soure
16H45 – “VISITARGANIL – Esperamos por si!”
17H45 – “Expofacic”, “Pedestrianismo em Cantanhede” e “Oferta Gastronómica do Concelho”
18H45 – Vídeo promocional de Mortágua e Escola de Cães Guia
19H30 – Dixieland
20H30 – Surf No Crowd
21H30 – CTEP (Vila Nova de Poiares)

Sábado, 19
17H45 – Encenação “Do Rio à Serra” sobre o Mosteiro de Lorvão e a Manufatura dos Palitos” (Penacova)

|e| Miguel Almeida

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui