Publicidade

Natural de Mortágua, Leandro Rosas vive na localidade da Parada, São Pedro de Alva, desde 2007, tendo estudado na Escola Secundária de Penacova, no Curso de Ciências e Tecnologias. A paixão pelo atletismo levou-o a tirar o curso de treinador da modalidade, corria o ano de 2015. Continuou os estudos na Faculdade de Ciências do Desporto Universidade de Coimbra onde obteve a licenciatura em Ciências do Desporto e Mestrado em Ensino de Educação Física (2015 a 2020). Neste momento está a estabelecer parcerias com algumas entidades no sentido de promover a atividade física em três faixas etárias, crianças, jovens, adultos e idosos.

Penacova Actual [PA] Além do currículo que apresentas, o que dizes quando tens de falar de ti e de te apresentares?

Leandro Rosas [LR] A melhor forma de me apresentar é falar sobre o que faço diariamente. De forma sucinta dou aulas de Atividade Física Desportiva a alunos do 1º. ciclo, sou treinador de Atletismo no Clube Desportivo de Penacova e recentemente criei uma plataforma de treino online (leandrosas.pt). Dado que a minha área de interesse é o Desporto, tenho o intuito de desenvolver atividades profissionais relacionadas com o desporto e com a atividade física. Considero-me ambicioso, gosto de estabelecer objetivos e de criar novas ideias e projetos. Tento ser organizado e esforço-me para atingir o melhor desempenho naquilo que faço.

PA: Quais os resultados da tua ligação ao desporto em Penacova e em particular ao atletismo?

LR: A minha ligação ao Desporto iniciou-se através do futsal em S. Martinho da Cortiça (dos 11 aos 15 anos). Sempre participei nas competições de Desporto Escolar como o Corta-mato e o Mega Sprinter e, em 2012, depois de vencer o Mega Km Distrital fui convidado pelo Jorge Gomes para experimentar o atletismo. Consegui vários títulos distritais e boas participações em competições nacionais. Em 2015 comecei a licenciatura em Ciências do Desporto, na Universidade de Coimbra e tirei o curso de treinador de atletismo, pelo que em janeiro de 2016 tornei-me treinador de Atletismo do Clube Desportivo de Penacova. Desta colaboração resultaram vários êxitos, dos quais destaco 10 títulos coletivos e 125 títulos individuais de campeões distritais, aos quais se somam 18 participações em competições nacionais.

Clube Desportivo de Penacova

PA: Sabemos que tens outros interesses para além do desporto, designadamente o interesse pelo bem-estar físico. Podes falar-nos mais sobre essa tua outra paixão?

LR: A par do desporto, a promoção da atividade física sempre foi uma área do meu interesse, o que me levou a desenvolver este tema no Mestrado em Ensino de Educação Física. No entanto, a nível profissional participei apenas em dois setores, no desporto (atletismo) e no ensino (aulas de Atividade Física Desportiva). No início deste ano surgiu a ideia de criar um projeto direcionado para a atividade física. Consequentemente, em meados do mês de março lancei uma plataforma online destinada ao exercício físico. O site tem o propósito de se afirmar como uma alternativa aos ginásios. É um serviço cómodo (pode ser realizado online, num parque, ou até com a deslocação à residência do cliente) e adaptado às suas necessidades e objetivos do cliente (perda de peso, aumento da massa muscular, bem-estar físico e mental, entre outros). Na plataforma é possível escolher o tipo de treino dentro de diversas opções de forma a proporcionar uma prática agradável e direcionada para os objetivos e interesses dos clientes.

PA: Como olhas para Penacova a partir do teu trabalho e vivência quotidiana?

LR: Considero que Penacova tem muito potencial, em diversos setores, mas é necessário estimular o seu desenvolvimento. Ultimamente o município está muito virado para o turismo, tem havido investimento e promoção do Município, porém, não se podem esquecer outros setores. Considero que é importante investir na melhoria da qualidade de vida da população (ex. serviços, infraestruturas, educação, saúde, desporto, entre outros). Os dados dos censos 2021 revelaram uma diminuição de 13.6% na população do nosso concelho em 10 anos. Na minha opinião a maior necessidade é a criação de emprego. As pessoas têm de se deslocar para os concelhos vizinhos para trabalharem, o que amenta as suas despesas e leva à mudança para concelhos vizinhos (ex. Coimbra). As nossas zonas industriais carecem de desenvolvimento, pelo que me parece fundamental conceber medidas para que mais empresas se estabeleçam no nosso território. Por outro lado, também são necessárias estratégias que promovam a criação de novas empresas. Temos a vantagem de possuir bons acessos (ip3 e ic6) e de nos encontrarmos próximos de Coimbra e da A1, podemos fazer muito mais no que ao setor empresarial diz respeito.

PA: Tendo em conta a tua formação e atividade, consideras que Penacova tem dado a resposta necessária à prática de outras modalidades que não o futebol?

LR: Não é por acaso que na pergunta se refere esta modalidade. Está à vista de todos que em Penacova continua a existir apenas uma modalidade desportiva (no futuro poderei explicar porquê). Já colaborei com uma equipa de futebol, gosto de futebol, mas é com tristeza que continuo a constatar a indiferença do Município para com outras modalidades.
No que respeita o atletismo, é a única modalidade desportiva em Penacova que não tem uma infraestrutura adequada. Não existem condições para desenvolver esta modalidade devidamente, o atletismo deve ser praticado numa pista, não num pavilhão ou campo de jogos.

PA: Consideras que o Penacova Actual poderia ter uma rubrica dedicada à atividade física e ao bem-estar que ela proporciona?

LR: A importância da atividade física para a saúde e bem-estar das pessoas está comprovada cientificamente e esse facto é do conhecimento da generalidade da população. Por outro lado, ainda é extremamente elevada a percentagem de indivíduos sedentários. Os dados da DGS (Direção Geral de Saúde) mostram que 45,7% da população portuguesa é fisicamente pouco ativa (2021). Por este motivo torna-se pertinente falar sobre o tema, de modo a promover e a estimular a prática de atividade física. O Penacova Actual, dada a sua importância e visibilidade no concelho de Penacova pode desempenhar um papel importante na promoção da atividade física da população.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui