Publicidade

Mais de 250 atividades, na maioria de acesso gratuito, vão assinalar, a partir do final da semana, a Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus, entre espetáculos de teatro, dança, concertos, oficinas, palestras, lançamento de livros.

A Noite Europeia dos Museus é assinalada este ano a 14 de maio, enquanto o Dia Internacional dos Museus é celebrado a 18 de maio.

Este ano, o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM, na sigla em inglês), promotor do evento a nível mundial, é “O Poder dos Museus” e visa demonstrar o impacto positivo destes espaços culturais, num mundo em mudança, quando o impacto económico, político e social da guerra na Ucrânia se junta aos efeitos da pandemia da covid-19.

Em Portugal, dezenas de entidades e concelhos do continente e arquipélagos dos Açores e da Madeira respondem anualmente ao repto da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), para que os museus nacionais e da rede portuguesa criem programações especiais para estas datas, que passaram a ter uma oferta presencial e ‘online’.

Visitas guiadas e temáticas a exposições, às reservas de alguns museus, espetáculos de teatro, dança, circo e música, oficinas, palestras, entre outras iniciativas, na maioria gratuitas, para todos os públicos, compõem um programa geral que soma centenas de atividades em todo o país.

O objetivo, segundo a DGPC, é promover, junto da sociedade, “uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento”.

O tema “O Poder dos Museus“ tem o objetivo de explorar o modo como estas instituições podem usar recursos humanos e patrimoniais para produzir mudanças positivas na sociedade e nas suas comunidades.

Quanto à Noite Europeia dos Museus, uma iniciativa criada em 2005 pelo Ministério da Cultura de França, comemora-se todos os anos num sábado de maio. Este ano é assinalada no próximo fim de semana.

Nesta ocasião, os museus portugueses organizam múltiplas atividades, incentivando os visitantes a usufruírem de uma experiência cultural diferente, em período noturno, fora do horário habitual de funcionamento.

A DGPC promove estes dois eventos convidando os cerca de 160 museus portugueses integrados na Rede Portuguesa de Museus (RPM) a realizarem iniciativas no âmbito do tema apresentado. Até ao momento estão registadas mais de 300 atividades.

No domingo, às 18:30, no âmbito da Noite Europeia dos Museus, o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, irá acolher um concerto de alunos do Eborae Música, para interpretarem obras de Francisco Tárrega, John Lennon, Paul McCartney e Johann Sebastian Bach.

Organização não governamental criada em 1946, o ICOM dedica-se à preservação e divulgação do património natural e cultural mundial, tangível e intangível, através de orientações de boas práticas, difundidas por comissões nacionais com atividade em 146 países.

Anualmente, mais de 40 mil instituições em todo o mundo participam nas atividades do Dia Internacional dos Museus, segundo o ICOM.

Nos últimos dois anos, devido ao impacto da pandemia, os museus intensificaram as atividades ‘online’, para preservar as suas missões essenciais de colecionar, conservar, comunicar, investigar e exibir o seu património.

A pandemia teve impacto negativo em museus de todo o mundo, impondo perdas de público e de receitas, com quebras entre os 70% e os 80% de visitantes, devido a restrições e confinamentos impostas pelas autoridades, o que aconteceu também em Portugal, segundo os números do ICOM, do Observatório Português de Atividades Culturais e da Direção-Geral do Património Cultural divulgados em 2021.

Um diagnóstico do impacto da crise pandémica no setor, divulgado pelo ICOM no final do ano passado, alertava para a possibilidade de, a nível global, 6% dos museus poderem encerrar e de 30% serem forçados a reduzir os seus funcionários, devido às dificuldades económicas provocadas pela perda de visitantes e de receitas.

As atividades inscritas para a Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus podem ser consultadas na página ‘online’ da DGPC.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui